Escondidinho de camarão
Ingredientes
1,5 kg camarão médio/grande
2 limões
4 dentes alho
3 cebolas médias picadas
8 tomates italianos picados
0,5 maço cebolinha verde picada
1 c. sobremesa coentro
1 c. sopa molho inglês
3 c. sopa catchup picante
250 g requeijão catupiry
1 kg mandioca descascada cozida
2 ovos inteiros
350 ml creme de leite fresco (nata)
50 g parmesão ralado
sal, pimenta
azeite de oliva extra virgem
Modo de fazer
Frite o alho e a cebola no azeite de oliva até ficarem translúcidos. Misture o tomate e refogue até dissolvê-lo. Tempere com sal e pimenta, acrescente o coentro, molho inglês e o catchup. Mantenha fervendo em fogo baixo por 5 minutos. Coloque o camarão temperado com limão e sal e mantenha o cozimento por 10 minutos, desligue e reserve. Bata a mandioca, os ovos e o creme de leite na batedeira até obter um creme homogêneo. Transfira o molho com o camarão para um refratário, cubra com uma camada de catupiry e por cima espalhe o creme de mandioca. Espalhe o parmesão e leve ao forno até dourar.
Observações
Porção para 8 pessoas. Acompanhe com arroz e salada verde.
Curiosidade
O escondidinho é um prato típico nordestino, muito popular na Bahia e originalmente preparado com carne seca cozida, desfiada e refogada com cebola, "escondida" sob purê de mandioca (aipim, macaxeira).
Empadão (massa)
200 g manteiga com sal
1 ovo inteiro
2 gemas
1 c. sobremesa fermento em pó
1 c. sobremesa sal
farinha de trigo
Modo de fazer
Misture a manteiga aos ovos, fermento e sal e vá acrescentando farinha até obter uma massa que não pegue nas mãos. Forre uma forma de abrir, recheie, cubra e decore com a massa. Pincele uma gema sobre o empadão e asse até dourar.
Souflé de mandioca (aipim, macaxeira)
1 kg mandioca cozida e passada no espremedor
1 c. sopa de manteiga com sal
50 g queijo parmesão ralado
3 gemas
3 claras em neve
leite suficiente para consistência de massa de bolo
farinha de rosca
Modo de fazer
Na batedeira misture a mandioca amassada, a manteiga o queijo, as gemas e o leite. Desligue e adicione as claras em neve. Unte uma forma e polvilhe farinha de rosca. Asse até dourar.
Observações
Utilize forma com furo no meio. Sirva direto do forno. Fonte: mãe.
Risoto de presunto de parma
300 g arroz arbóreo
1 cebola média picada
200 ml caldo de galinha
200 ml vinho branco seco
1 folha de louro
200 g presunto de parma fatiado (picado)
100 g champignons frescos
50 g manteiga com sal
100 g queijo tipo grana ralado
2 c. sopa salsinha picada
8 tomates secos cortados em tiras
aprox. 200 ml água
azeite de oliva extra virgem
sal a gosto
Modo de fazer
Refogue a cebola no azeite até tornar-se translúcida. Coloque o arroz e refogue por 3 minutos. Acrescente o vinho e o louro e deixe reduzir todo o caldo. Misture o caldo de galinha e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e reserve a panela tampada (15 min). Noutra panela refogue o presunto e os champignons no azeite sem dourar. Misture o arroz e 100 ml de água e mantenha cozinhando. Continue acrescentando água até que o arroz não esteja mais duro. Incorpore ao risoto o queijo, a manteiga, a salsinha e o tomate e misture bem. Sirva em seguida.
Observações
Utilize panela baixa, frigideira ou paellera. Prato rápido. Porção para 4 pessoas.
O que é Presunto de Parma?
Iguaria produzida há 2 mil anos, o legítimo presunto de Parma, (produzido em Parma, como o próprio nome indica), não recebe conservantes nem aditivos químicos. O processo de cura é pelo menos de doze meses, período no qual o presunto fica em ambientes ventilados. O segredo e a magia do sabor, vem dos suínos, criados exclusivamente na Itália, e do tempo de cura, em que o aroma dos bosques da região dá um sabor especial à carne. Fabricado nas pequenas empresas familiares, com receitas transmitidas pelas gerações italianas há centenas de anos, ultrapassou as fronteiras da Itália, e hoje é conhecido no mundo inteiro, mas isso só aconteceu depois de os distritos industriais terem sido criados, há mais de 50 anos.
Dos 9 milhões de presuntos produzidos por ano, 7,5 milhões são consumidos na Itália, e 1,5 milhões são exportados para 40 países.
Parma fica na região de Emilia Romagna, uma das mais ricas da Itália, cuja economia local é sustentada pelas pequenas empresas, que empregam 76% da força de trabalho.
Creme de mandioca (aipim, macaxeira)
1 kg mandioca sem casca cozida
2 ovos inteiros
350 ml creme de leite fresco (nata)
250 ml catupiry
1 maço cebolinha verde picada
sal
pimenta do reino
Modo de fazer
Misture e bata todos os ingredientes na batedeira. Leve ao fogo por 15 minutos, mexendo sempre.
Observações
Sirva como acompanhamento de assados ou utilize para preparar "escondidinhos", cobrindo refogados de camarão, bacalhau, carne seca, frescal, etc., e leve ao forno coberto com queijo parmesão para dourar.
Creme de milho instantâneo
1 lata milho em conserva
1 copo requeijão cremoso
1 caixinha 200ml creme de leite
2 c. sopa cebolinha verde picada
sal
pimenta
Modo de fazer
Bata o milho, o requeijao e o creme de leite no liquidificador. Leve ao fogo, acrescente a cebolinha verde e tempere com o sal e pimenta. Mexa até ferver e está pronto.
Espaguete ao creme cheddar
1 kg espaguete
150 g lombo suíno defumado em cubos (1 cm)
4 und cebolas médias picadas
150 g paio em cubos (1 cm)
1/2 cabeça alho picada
1 maço cebolinha verde picado
250 g bacon em cubos (1 cm)
1 lata tomate sem pele picado
2 potes 350 ml creme de leite fresco (Nata)
3 copos 200 g requeijão cheddar
Modo de fazer
Frite o bacon, eliminando o excesso de gordura a gosto. Em seguida coloque o paio e o lombo suíno e continue fritando até dourar. Acrescente o alho e a cebola até ficarem translúcidos. Coloque o tomate e a cebolinha verde e refogue por 5 minutos. Incorpore a nata e o cheddar e deixe ferver por 3 minutos. Misture com o espaguete cozido e sirva.
Observações
Prato rápido. Porção para 12 pessoas.
Pão caseiro
1 kg farinha trigo
30 g fermento fresco
1 x óleo
1 copo de água morna
1 c. sobremesa de sal
1 c. sopa de açucar
Modo de fazer
Coloque a água morna num recipiente e dissolva o fermento. Acrescente o óleo e vá adicionando a farinha aos poucos até poder utilizar as mãos para amassar e não grudar. Numa superfície plana e enfarinhada, sove muito bem a massa e deixe descansar por até 2 horas ou até dobrar de tamanho. Coloque para assar em forno com temperatura média até dourar. Desligue o forno, pincele manteiga ou margarina e mantenha por mais 30 minutos.
Observações
Quanto mais sovada a massa, mais macio fica o pão. Divida a massa em duas porções para assar mais rápido. Experimente rechear com doces (goiabada, doce de leite) ou salgado (bacon ou calabresa fritos).
Filé Mambi
1,5 kg filé mignon inteiro e limpo
1 cebola grande picada
1/2 maço cebolinha verde
250 g bacon Fatiado
400 ml creme de leite fresco (nata)
400 g catupiry
200 g aspargos conserva
200 g champignon
100 g azeitonas pretas fatiadas
azeite oliva extra virgem
50 g queijo parmesão ralado
sal
pimenta
Modo de fazer
Envolva a peça de filé com metade das fatias de bacon, prendendo com palitos e leve para assar no forno em temperatura alta. Pique o restante do bacon e frite em 2 colheres de sopa de azeite. Junte a cebola e refogue até ficar translúcida e acrescente os demais ingredientes. Tempere a gosto e deixe ferver por 5 minutos. Fatie o filé, distribua numa forma refratária e cubra com o molho e o queijo ralado. Leve ao forno elétrico para dourar.
Aperitivo de cebola
300 g farinha de trigo
1 pacote sopa/creme de cebola
200 g manteiga c/ sal em temperatura ambiente
1 ovo inteiro
1 pitada de pimenta do reino
Modo de fazer
Misture todos os ingredientes até desgrudar dos dedos (acrescente um pouco mais de farinha se achar necessário), faça bolinhas com 2 cm de diâmetro, acomode-as numa forma antiaderente e pressione-as com um garfo até a metade da espessura. Asse em forno moderado até dourarem, virando na metade do tempo.
Observações
Rende cerca de 50 unidades.
Preparo rápido.