Risoto de presunto de parma

Ingredientes

300 g arroz arbóreo
1 cebola média picada
200 ml caldo de galinha
200 ml vinho branco seco
1 folha de louro
200 g presunto de parma fatiado (picado)
100 g champignons frescos
50 g manteiga com sal
100 g queijo tipo grana ralado
2 c. sopa salsinha picada

8 tomates secos cortados em tiras
aprox. 200 ml água
azeite de oliva extra virgem
sal a gosto

Modo de fazer

Refogue a cebola no azeite até tornar-se translúcida. Coloque o arroz e refogue por 3 minutos. Acrescente o vinho e o louro e deixe reduzir todo o caldo. Misture o caldo de galinha e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e reserve a panela tampada (15 min). Noutra panela refogue o presunto e os champignons no azeite sem dourar. Misture o arroz e 100 ml de água e mantenha cozinhando. Continue acrescentando água até que o arroz não esteja mais duro. Incorpore ao risoto o queijo, a manteiga, a salsinha e o tomate e misture bem. Sirva em seguida.

Observações

Utilize panela baixa, frigideira ou paellera. Prato rápido. Porção para 4 pessoas.

O que é Presunto de Parma?

Iguaria produzida há 2 mil anos, o legítimo presunto de Parma, (produzido em Parma, como o próprio nome indica), não recebe conservantes nem aditivos químicos. O processo de cura é pelo menos de doze meses, período no qual o presunto fica em ambientes ventilados. O segredo e a magia do sabor, vem dos suínos, criados exclusivamente na Itália, e do tempo de cura, em que o aroma dos bosques da região dá um sabor especial à carne. Fabricado nas pequenas empresas familiares, com receitas transmitidas pelas gerações italianas há centenas de anos, ultrapassou as fronteiras da Itália, e hoje é conhecido no mundo inteiro, mas isso só aconteceu depois de os distritos industriais terem sido criados, há mais de 50 anos.

Dos 9 milhões de presuntos produzidos por ano, 7,5 milhões são consumidos na Itália, e 1,5 milhões são exportados para 40 países.

Parma fica na região de Emilia Romagna, uma das mais ricas da Itália, cuja economia local é sustentada pelas pequenas empresas, que empregam 76% da força de trabalho.

Nenhum comentário: